comidas que descobri na Austrália

Há quem diga que a Austrália não tem comida típica. E eu digo que você então não procurou direito.

Para conhecer a comida típica de algum lugar, é necessário entender a cultura, hábitos e história local. Assim como o Brasil tem uma influência portuguesa e africana gigantesca, aqui na Austrália inegavelmente encontramos uma influência inglesa absurda. O que não impede de encontrarmos sabores locais.

O Brunch

Antes de falarmos propriamente dos alimentos, vou citar um novo vício meu, e que conhecia mas nunca tinha propriamente praticado: O Brunch.

Trata-se da mistura do Café da manhã com o Almoço (Breakfast + lunch = Brunch). É uma refeição que fica entre os dois. Bem mais reforçado que um café da manhã e bem mais leve do que um almoço. Aqui em Melbourne é muito fácil encontrar cafés que sirvam brunch, e vou te contar que é muito delicioso.

Geralmente a pedida são torradas (pães bem grandes tostados) ou panquecas, com ovos moles, manteiga, bacon, abacate, algum molho (pode ser o hollandaise, por exemplo) e alguma carne desfiada.

Existem muitas outras variações de brunch, e essa é minha preferida.

Panquecas com bacon, ovo e manteiga
Comidas que descobri na Austrália: Torradas, molho, ovos e carne
Brunch em casa: Torradas, avocado, carne desfiada e coleslaw
Panqueca com farinha integral orgânica, lascas de coco, doce de goiaba, manteiga e mel.

O Vegemite

O Vegemite, por exemplo, pra mim é um dos alimentos mais icônicos da Austrália. Consiste em uma pasta escura com sabor beeeem salgado e forte, que está presente no café da manhã e no cardápio de vários restaurantes, principalmente no Brunch.

Pra comer em casa eu recomendo que passe ele no pão (bem pouco, tá?) com manteiga e ponha na frigideira pra tostar. Fica incrível!

A Austrália e os doces

A Austrália se tornou uma potência quando o assunto é confeitaria. Um dos confeiteiros mais famosos, o Adriano Zumbo, tem até reality show no Netflix, com umas sobremesas que desafiam as leis da gravidade.

Zumbo’s Just Desserts, no Netflix

Além do Zumbo outra iguaria australiana tomou proporção mundial: o Gelato Messina. Considerados um dos melhores gelatos do mundo, o Messina e seus sabores complexos consegue conquistar qualquer um. E vou te falar, não importa o quanto você demore pra chegar até ele: vale a pena. Existem hoje 11 lojas em Sydney, 3 em Melbourne, 2 no estado de Queensland e 1 em Camberra.

Gelato Messina em Prahan

Mas nem só de doces requintados vive a Austrália, não senhor. Uma deliciosidade encontrada de supermercado a cafés locais é o famoso Lamington cake. Um bolo simples branco, com um molhinho externo de chocolate, não sei dizer como, e coco por cima. Cara, é muito bom. Geralmente comido com um tipo de creminho por cima! Vale muito a pena experimentar.

Lamington Cake

Outro doce famoso aqui de OZ é a Pavlova. Doce criado em homenagem a bailarina que leva seu nome, a origem é uma briga entre Nova Zelandia e a Austrália. Com briga ou sem briga, vale experimentar quando tiver oportunidade. Suspiro com creme, e frutas frescas por cima. Vende no mercado, mas não recomendo.

No diário do Olivier tem um episódio falando sobre esse doce. É muito legal! Pra conferir, clica aqui!


Pra o dia a dia um doce que todo mundo ama, inclusive com um cafezinho é o Timtam. Chocolate, biscoito e recheio dos mais variados tipos, é vício!

Fish & Chips

Bem, com uma colonização britânica tão forte, não dava pra fugir do Fish & Chips, né? Já comi várias vezes e é muito gostoso! Um dos restaurantes mais famosos da Austrália é o Hunky Dori. Nascido de familia de pescadores, o restaurantes tem sabores incríveis e preço suuuuuper justo. Regado à frutos do mar, eles elevaram o sabor e conseguem te levar pra beira do mar. É sensacional!

Bebidas

Lemon, Lime and Bitters é uma bebida criada originalmente na Austrália e disponívem em vários bares, restaurantes e até no supermercado. Trata-se de uma bebida deliciosa feita com água gaseificada, suco de limão e bitters (uma mistura para preparação de bebidas feita a partir de uma mistura de ervas e raízes).

Lemon, Lime & Bitters

Vinho não é novidade pra ninguém, e de certo na Europa tem muito vinho bom. Mas aqui em Melbourne, especialmente por conta do clima, existe uma infinidade de vinícolas com vinhos maravilhosos! Olha só como foi minha trip lá pelas WineLands do Yarra Valley.

Yellow tail, vinho australiano

Além dos vinhos, a Austrália produz seu próprio GIN. E meu amigo, vou te dizer que foi a melhor bebida que já provei na vida. MARAVILHOSO! Na nossa trip para Healesville a gente visitou uma destilaria de GIN. Clica aqui pra conferir.

Degustação de Gin no Four Pillars Distillery

A outra pedida famosa é a tal da Ginger Beer. MUUUUUUUUIto falada e produzida pela Bundaberg. A verdaaaaade verdadeira é que ela tá mais pra um refrigerante do que pra cerveja, pois além de não ser alcoolica, é bem docinha. A limonada deles é uma delícia tbm. ❤ Amei demais!

Limonada da Bundaberg

Outro Hit de verão são os Smoothies. Aqui na Austrália as frutas são muito caras. Com isso não é sempre que tem limão na coca, sucos naturais costumam ser caros, mas mais elaborados (pra justificar o preço). Por isso, os smoothies meio que “justificam seu preço”.

Não dá pra deixar de falar do café. Aqui em Melbourne são vendidos cerca de 3 milhões de cafezinhos POR DIAAAAA, e é uma cafeteria deliciosa a cada esquina. Cafés maravilhosos, de diferentes origens e muito bem feitos. Um dos meus vícios adquiridos é o take away, num dia corrido de frio. ❤

A influência dos imigrantes

Aqui em Melbourne também tive a oportunidade de experimentar sabores incríveis e muito diferentes do que eu estava acostumada. Por conta da quantidade de imigrantes que vem buscar uma qualidade de vida ímpar aqui na cidade, em Melbourne é possível experimentar comidas boas do mundo inteiro.

Estando aqui do outro lado do mundo, sem sombra de dúvidas a culinária vai fazer você mudar seu paladar. Afinal, entrar de cabeça em um intercâmbio cultural é pra isso, certo?

Coisas que você não pode perder:

Um bom restaurante asiático:

Lamen e ton katsu no Yoyogi

Bebibas de babosa

Comida indiana tem aqui pra dar com pau. Um dos lugares que mais gosto tem um sabor indiano/srilankes muito bom! O Lentil as anything é sensacional, sem fins lucrativos e você paga o quanto quiser/puder. Tem até post especial falando sobre ele.

Lentil as Anything

É isso! Curtiram?

Comentem e sigam o dia-a-dia lá no instagram!

@bahalm ❤

Anúncios

6 comentários em “comidas que descobri na Austrália

Adicione o seu

      1. Valeu pelas dicas, Bah! Genteeee, o que é esse insta do Black Goldest? As fotos sao maravilindas! Brigadão pelas dicas! 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: