diário da Austrália: alugando uma casa em Melbourne (pqp que difícil)

atualizado em fev 2019

Se tem uma coisa na vida para qual eu não estava preparada é alugar uma casa em Melbourne. Vem que eu te conto minha história de Monopoly.

No Brasil, alugar uma casa não é a coisa mais simples do mundo, mas a gente dá conta! Você vai até a imobiliária, analisa as casas disponíveis x sua verba, e vai lindamente com o agente imobiliário fazer a visita, para checar ao vivo as condições da casa.

Bem, por aqui, Melbourne está tão distante dessa realidade quanto ir caminhando daqui até o Chile.

Eleita 11 vezes a melhor cidade do mundo pra se viver, o que não falta por aqui é gente querendo passar uma temporada. O mercado imobiliário melbourniano pega fogo! Muita gente indo e vindo versus poucos espaços disponíveis. Por isso alugar uma casa pode sim ser uma maratona daquelas.

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UMA CASA PARA CHAMAR DE ‘MEU ALUGUEL’

O sonho de todo mundo que já dividiu casa com alguém é alugar a sua própria. Isso porque todo mundo já se deu conta que morar com família no BRA nem era tãão ruim assim, vai.

A demanda de casas para alugar disponíveis em Melbourne é pequena e estão divididas em algum sites, sendo o principal o Real Estate. Nele, é possível fazer uma busca por bairros de interesse, tamanho da casa, disponibilidade pra mudar e etc. Até aqui: easy peasy. Ah, tem aplicativo tbm. Amo!

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INSPECTIONS

Palácio escolhido, próximo passo é se inscrever para as Inspections. Você pode optar por casas que estejam já com inspections abertas, ou manifestar interesse por alguma que ainda não esteja. Recomendo a primeira opção. Comparecer no dia e horário marcado no site e NÃO CHEGAR ATRASADO, é o primeiro passo pra ter seu contratinho. Isso porque a inspeção dura de 10 a 30 minutos (dependendo da disponibilidade do agente), e geralmente comparecem de 2 até 50 pessoas. Isso mesmo. Você analisa a casa com uma GALERA juntinho.

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Exemplo de Apto com Inspections abertas

A IMPORTÂNCIA DO AGENTE

O agente imobiliário é quem revisa a documentação e indica para o proprietário. Sim, é ele que vai olhar seus documentos e se algo der errado na sua estadia lá, ele vai ser responsabilizado. Então, quando você gostar muito da casa, já troca um ideia com ele.

Como saber se sou um bom candidato?

Bem, a maioria das documentações da Austrália funcionam por pontos. Ou seja, cada documentação local que você tem vale uma pontuação que contribui na sua identificação e torna sua aplicação para a casa mais forte.

Se você tem emprego formal, dinheiro no banco, passaporte, proof of age, police check, entre 25-50 anos, é casado, e tem visto longo (1-2 anos), tem mais chances de conseguir alugar uma casa só pra você do que um estudante de 22 anos, sem grana, sem emprego, que vai ficar 6 meses e está na fila para um contrato de 1 ano de aluguel, entende?

A sua missão é passar segurança através da sua documentação. Nessa nossa última experiência, mandamos carta de intenção e certidão de casamento.

DICAS DE OURO

Se poupe!

Selecione e só vá em inspections de casas/apês que façam sentido pra você. Não perca tempo em bairros que você não quer morar, pois essa é uma PUTA MARATONA. Abra o google maps junto com o site do real estate, e a cada casa, trace a rota pra chegar lá na sua principal rotina.

Valor semanal

O valor das casas aqui é anunciado por semana. Para encontrar o valor do seu aluguel mensal, faça o valor por semana x 52 (número de semanas no ano) dividido por 12 (meses). Pronto, você chega no valor mensal do seu aluguel.

Ex: Anunciado $630.00 por semana

(630 x 52 = 32,760) / 12 = $2,730.00

Valor que vamos pagar por mes: $2,730.00

Manifestando interesse

Se você amou a casa, no momento da inspection deve pedir para o agente te mandar o link com a aplicação. Todos que tiveram interesse farão a mesma coisa que você, por isso, preencha TODO o documento da aplicação. O agente é um cara ocupado e não vai te ligar pra tirar dúvidas, ele vai passar na frente as pessoas que preencheram tudo corretamente e que tem o melhor perfil, segundo o que o dono da casa deseja.

Referências

Ter amigos residentes pode ser um diferencial, pois os agentes vão ligar sim, para confirmar se você é uma boa pessoa.

Água, Energia e Gás

Todas essas despesas são trabalhosas de serem instaladas, e sim, demandam que você as vezes esteja em casa para recebe-los.

Casa com mobilia ou sem?

Casas não mobiliadas são mais baratas do que as casas prontas pra morar, claro. Por isso é importante levar em conta o quanto de grana tem versus o quanto estão dispostos a correr atrás de tudo.

No nosso caso, corremos atrás de toda a mobília e compramos tudo de segunda mão. GRAÇAS ao Facebook Market, Ikea, Sacred heart e Kmart, conseguimos encontrar móveis e utensílios em ótimo estado ou novos por preços muito bons.

Sobre ir bem vestido na inspection

Eu acho que pode influenciar sim. Maaaaas, teoricamente os agentes vão olhar a sua documentação, e não sua vestimenta.

O BOND

O Bond é o cheque-calção pedido em TODO aluguel daqui de VIC. Esse valor é pago adiantado juntamente com o primeiro aluguel. Geralmente ele custa de 4 a 6 semanas. Esses valores são pagos a vista, assim que sua casa for aprovada e o contrato for assinado.

Oferecer mais pelo aluguel

é uma prática sim. Na sua aplicação você pode colocar que vai pagar por semana 10, 20 dólares a mais do que o valor pedido. Outra sugestão também é oferecer 3 meses de aluguel adiantado.

Moving-IN

Nossa logística de mudança foi a seguinte:

  1. No Google drive, fizemos uma lista no excel com todos os itens que nossa casa nova iria precisar. TUDO.
  2. Em cada item colocamos o preço máximo que poderia ser comprado;
  3. Dividimos os itens entre nós, então cada um procurou um tanto de coisas. Algumas no Facebook Market e outras novas no Ikea
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  4. 15 dias antes da mudança começamos as negociações finais
  5. Criamos uma agenda do final de semana no excel compartilhado, onde cada um deveria colocar o horário para retirar o móvel ou eletrodoméstico, endereço e tempo de deslocamento (do CBD).
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  6. Alugamos uma VAN pela Car Next Door , que é uma solução muito boa pra quem não tem grana pra pagar empresa de mudança, mas tem amigos pra ajudar. (ATENÇÃO pois o primeiro aluguel de carro nesse app pode demorar até 3 dias para ser aprovado, e cobra 200$ adiantado, que serão devolvidos em até 10 dias).
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    Eu e Miguel, nosso amigo que dirigiu na mão esquerda pela primeira vez ❤
  7. Fomos buscar todos os móveis + nossas malas no Sábado e no domingo.
  8. Os utensílios domésticos foram comprados e estocados na casa velha. Foram levados para a casa nova no sábado durante a mudança.
  9. Após a mudança fizemos as contas e pagamos um ao outro a diferença de gastos =)

Além disso, na hora da divisão de tarefas, é importante considerar que uma pessoa fique responsável por ligar pra companhia de gás, água, energia e internet. Claro que não precisa ser sempre a mesma pessoa, mas isso conta pois é um trabalho a mais.

Condition Report

Assim que você colocar o pé na casa nova, cheque o funcionamento de TUDO. Tire foto de todos os danos, furos na parede, manchas rodapés, portas, tetos, azulejos possivelmente quebrados ou trincados e reporte a imobiliária. Quando você sair da casa, você não terá de pagar o conserto.

é isso, gostaram?

Mais dúvidas deixem nos comentários ou mandem e-mail que eu respondo tudo!

Se tiver experiência para compartilhar e ajudar esse post a ser ainda mais útil, manda sua história que ela vai ser acrescentada aqui como depoimento! ❤

CONTRIBUIÇÕES DA GALERA ❤

Nanda Machado Oi Bah, tudo bem? Quero fazer uma critica construtiva de quem trabalha no ramo. Estou na quarta imobiliaria aqui na Australia (trabalhei em uma em BNE e as outras 3 aqui em Melbourne mesmo). Em nenhuma das imobiliarias deixavamos de aprovar um imovel pra pessoa devido a sua aparencia (estar bem vestido ou nao). O que realmente importa eh a aplicacao, as referencias e etc.
Nao quero de forma alguma gerar polemica, mas nao achei correto colocar esse item na lista, muito menos o colocar no topo. Fora isso, achei seu relato muito bom. Um abraco.

Nanda Machado Bah Almeida o que tu pode adicionar no seu texto eh a importancia da aplicacao estar beeem preenchidinha. Pois principalmente em casos que muitas pessoas viram o mesmo imovel, os property managers nao tem muita paciencia pra correr atras de informacao. Entao se tem algo faltando eles simplesmente passam pra proxima.

Marina Mendonça Uma dica que eu e meu namorado ouvimos de algumas pessoas e de fato funcionou com a gente, foi oferecer três meses de aluguel adiantado…foi caro e tivemos que trazer mais dinheiro do Brasil, porque tínhamos acabado de chegar…mas conseguimos o ap com menos de 2 semanas de busca

Um beijo!

Instagram @bahalm

facebook: https://www.facebook.com/bah.almeida.5

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