trabalhando como Cleaner na Austrália

Quando saí do Brasil, tudo o que eu queria era ter um ano mais tranquilo aqui na Austrália, para dar aquele reset no sistema, sabe?

Estava com a cabeça MUITO cansada, que nada mais era do que o resultado de 11 anos de trabalho, faculdade e vida repleta de stress em São Paulo.

Eu só repetia que precisava e queria um trabalho em que eu não precisasse pensar. Que eu só executasse o que alguém pedia, e que ao acabar o meu horário de trabalho, eu fosse embora pra casa sem nenhuma preocupação além de tomar um banho bem gostoso.

As vantagens de trabalhar como Cleaner

Bem, peça e será atendido. E sinceramente foi exatamente o que fiz. O trabalho como cleaner me proporcionou ganhar dinheiro pra pagar as contas sem stress, sem pressão, sem deadline e sem loucura minuto-a-minuto.

Ter horas flexíveis de trabalho é um ponto muito positivo e maravilhoso também. Exercitar o corpo e perder uns quilinhos então, foram um extra que vieram de bandeja.

Eu nunca dei valor às minhas horas de trabalho e nem ao dinheiro. Esse trabalho é sim extremamente cansativo, mas me fez rever e associar diretamente meu tempo e esforço de trabalho ao preço de tudo.

IMG_0189.jpg

Além de, claro, rever a forma como tratamos as pessoas que prestam serviço de diversas formas. Viver e passar pelo que quem presta serviços passa, está longe de ser gostoso.

Como todo trabalho, claro que existem desvantagens, como: você conversa pouco, comparado a outras profissões. Então não é muito bom pra treinar inglês; Se não trabalha, não ganha; As pessoas desmarcam e ferram sua programação financeira. Por isso, quem tá sem grana nenhuma pode não ser a melhor opção de trabalho, pois você pode ficar na mão.

TIPOS DE CLEANER NA AUSTRÁLIA

Existem muitos tipos diferentes de limpeza na Austrália, e várias formas de se trabalhar. A ideia é dividir com vocês um pouca da experiência que tive durante esses 8 meses aqui!

Pra começar com o que a gente mais se destaca: O mercado de housekeeping, mais conhecido como a manutenção de limpeza em casas. Por aqui ele é dominado pelos brasileiros. Aliás, falar que é brazuca reconhecem que já iremos fazer um ótimo trabalho.

Na Austrália todo o trabalho é pago por hora. Por isso aqui não tem diária (muito raro, mas pode acontecer).

No Housekeeping basicamente a dona da casa te diz quantas horas ela quer que vc fique na casa (geralmente de 2 a 6 horas), o que ele precisa que você priorize e o que você não precisa se preocupar.

Com o tempo, você vai pegando os macetes, experiência, e começa a contestar o tempo x o que o cliente precisa. E fazendo inclusive sugestões.

Na minha experiência aqui tive muita sorte. Pois peguei pessoas que estavam cansadas de pagar gente fazendo trabalho ruim e que desmarcassem toda semana. Pra vocês terem ideia, essa família para qual trabalhei, não se importa quantas horas eu fique na casa. Elas só querem um trabalho bem feito, e me pedem pra limpar o que eu achar que está sujo. Por exemplo, eu sugiro de limparmos dentro dos armários do banheiro, dentro da geladeira, cozinha e etc, periodicamente.

PRODUTOS

Eu não só acredito que os produtos daqui sejam um pouco mais eficientes e fortes do que no Brasil, mas como também as superfícies aqui sejam mais fáceis de limpar. Muitas empresas de móveis e acabamentos, instalam e fabricam peças que podem/devem ser limpas apenas usando água morna e pano (principalmente casas recentemente reformadas).

Os produtos que mais amo aqui são esse Mould Killer (mais conhecido como cândida) e os lencinhos humedecidos multi uso para limpeza. São meus BFFs que não vivo sem ❤

 

Sobre levar o próprio produto ou usar o que está disponível

Por aqui, tem esse dilema. Algumas casas você tem a opção de levar seu produto ou usar o que tem na casa. Bem, eu prefiro comprar o produto e levar o meu. Muitas casas em que a dona disponibilizava, o pano era péssimo, os produtos de péssima qualidade, ou seja, o trabalho ficava bem ruim. Por isso eu sempre levo o básico. Olha só o que tem no meu kit:

  • Paninhos de limpeza;
  • Mould Killer Candida (bleach),
  • Wipes multiuso
  • Rodinho pros vidros e janelas;
  • Desinfetante: Comprei por 2$ aqueles vidrinhos de xampú para viagens, sabe? Enchi de produto e funciona muito bem. Assim não pesa nada na bolsa.
  • Par de luvas
  • Chinelo

Para chão, o contratante deve me disponibilizar MOP, aspirador de pó (vaccum), produtos específicos para chão de madeira, e etc.

Afinal, meu job minhas regras. rs

PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE BRA X AUS

Na Austrália o trabalho é mais valorizado, pois existe pouca mão de obra. No Brasil, as famosas diaristas ou faxineiras fazem um trabalho impecável, porém são pouco valorizadas. Por aqui, é um trabalho que além de permitir que muitos estudantes tenham uma fonte de renda, paga bem. De 22-35,00AUD por hora (o mínimo por hora permitido no Fair Work é de aproximadamente $19,00/h). Portanto, se você trabalhar 4 horas por dia (ganhando $22,00 por hora), ao final do mês você terá ganho $1,700.00 aproximadamente.

Aqui ninguém varre a casa! E graças a deus! Aqui todo mundo tem aspirador de pó (vacuum) e é a melhor coisa do mundo! Vassoura só no quintal.

Passar pano no chão é coisa do passado! JOY te amo!* Usando a maior invenção do século, o MOP, a maioria das casas é limpa sem você ter que molhar a sua mão na água pra torcer o pano. Esse equipamento foi inventado pela Joy, e a história dessa mulher incrível está no filme JOY, o nome do sucesso, estrelado pela Jennifer Lawrence (maravilhosa). Fica a dica de filme, de lambuja.

joy.png

O daqui de casa compramos na Kmart

Screen Shot 2018-11-03 at 13.40.51.png

 

TIPOS DE CLEANER QUE CONHECI

Além do housekeeping existem outros trabalhos do tipo. Olha só:

Cleaning Offices: Uma das maiores empresas (e a que trabalho hoje) é a Cirka. Todo o processo de limpeza de offices e eventos em Melbourne (e outras cidades também). O pagamento é bom, e eles contratam muitos estudantes, pois o modelo de negócio deles, principalmente em empresas, é de manutenção da limpeza em até 40h quinzenais. Exatamente o que o visto de estudante permite. Se engana quem diz que é sempre mais leve trabalhar com limpeza em offices. Ambos são pesados.

122355.jpg

Nany que ajuda na manutenção da casa: muitas amigas trabalham como babá, e que muitas vezes ajudam na manutenção da limpeza das casas, enquanto as crianças estão na escola, por exemplo. Isso é muito comum. Porém, pra trabalhar como nanny, muitos pais pedem Working with children Card, primeiros socorros. É um investimento!

End of leasing é um trabalho beeeeem detalhista e muito bem pago. Como o mercado imobiliário de Melbourne sempre está pegando fogo com muitos aluguéis de gente indo e vindo, essa faxina que é obrigatória a cada final de contrato rende bastante dólares e exige bastante também.

Construction Cleaner é aquela pessoa que limpa a bagunça dos pedreiros. E sei que é hiper bem pago. No entanto, só conheci uma pessoa que trabalhava com esse tipo de limpeza e vivia morta.rs Isso porque os horários desses jobs são durante o dia, e geralmente eu estava estudando.

 

COMO CONSEGUIR JOBS

Ative os contatinhos! rs Primeira coisa (e mais eficaz) é deixar TODOS os seus amigos sabendo que você precisa trabalhar. A maior parte dos empregos aqui é no boca-a-boca.

O Air Tasker também é uma boa fonte de oportunidades. A única coisa que não curto é que as vezes rola meio que um leilão, o que não é bom pra ninguém. De qualquer forma, muitas vezes é uma ótima porta de entrada para mostrar seu trabalho e conseguir novos jobs. Vários amigos começaram assim.

Participar de grupos no facebook como Brasileiros em Melbourne, Papo Calcinha Melbourne e etc, também sempre tem oportunidades.

O Seek é o maior site australiano de oferta de emprego. Porém, ele é bem mais formal e mais difícil de encontrar empregos se você é estudante do que os demais. Geralmente lá, as empresas procuram pessoas para trabalhar full time, (existe part time também, mas a demanda é menor). De qualquer forma sempre tenho ele no meu radar.

O Jora eu nunca usei, mas está sendo super indicado por amigos. Já tá no meu radar.

 

Dicas de ouro! Se você quer trabalhar como cleaner, aqui vai uma carona:

Se valorize! Nunca cobre menos do que $22.00/h Quanto menos cobrar, mais difícil fica de se manter aqui. Pense que é um trabalho pesado e que não te permite fazer por 8h/dia.

Não sacrifique seus estudos! Muita gente vem pra cá sem grana e acaba sacrificando os estudos para trabalhar. Isso não é muito bom de se fazer. Primeiro porque estudar aqui é caro, e jogar o dinheiro no lixo e não aprender (principalmente se você vai estudar Inglês) não é legal. Venha com grana suficiente para aprender, estudar e pegue trabalhos que te deem flexibilidade nos estudos. Se planeje antes de vir!

Seja honesto! Quanto mais vezes você vai em uma casa, mais rápido você fica. Isso é inevitável. Com isso, enrolar pra não ganhar menos, é uma prática comum. Eu sou adepta sempre a fazer com o outro o que eu gostaria que fizessem comigo. Então se eu termino antes (as vezes 1h ou até 30 min) eu não cobro e aviso que terminei antes por tal e tal motivo. Até hoje, TODOS os clientes que eu vou me deram mais horas, sempre me dão gorjetas grandes e muitos viraram amigos. Coisas boas voltam pra quem faz o certo.

Tenha ABN. Caso decida investir nessa carreira (pois te dá flexibilidade, e com o tempo uma grana boa também) faça o processo de ABN e recolha corretamente os impostos.

Tire o police Check. Aqui na Austrália o police check nada mais é do que um atestado de antecedentes criminais, que pode ser solicitado pela internet e chega em sua casa em até 7 dias úteis. O custo do mais básico (apenas checagem do nome, sem impressão digital) é de $42.00AUD. Muito empregador pede esse mesmo.

Use luvas! Em qualquer trabalho que for fazer não exponha seu corpinho aos perigos dos produtos. Encontrei na DAISO luvas tamanho PP que são suuuuper pequenas e super boas pra trabalhar. Não vivo sem e custam apenas $2.80AUD.

 

é isso gente! espero que tenha sido útil!

Tem mais dúvidas? manda e-mail pra mim ou deixa seu comentário abaixo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.