diário da Austrália: Supermercado

Sempre que viajo pra qualquer cidade, eu vou no supermercado. Quero saber o que as pessoas consomem, o que é caro e o que é barato naquele lugar. E posso te falar: eu sempre me surpreendo.

Viver em um lugar novo, bagunça toda sua cabeça. Em outra língua então, affffeee Maria!

Quando cheguei em Melbourne comprei muita coisa ruim, errada, por não saber mesmo o que era bom, ou o que estava escrito, ou por ser um produto que nunca tínhamos visto no Brasil. Mas, de fato, encontrei muita coisa gostosa!

Nesse post utilidade pública, vou te mostrar, dar várias dicas do que comprar, e te contar um pouquinho desse pedaço do mundo.

Fazemos compras em 4 mercados diferentes por aqui:

audi

 

No AUDI, que é conhecido por seus preços baixinhos. Já compramos carnes, molhos e até pasta lá, mas sinceramente não curti. Por isso vamos lá mais para produtos de higiene e limpeza.

 

 

 

coles

COLES é nosso mercado de dia-a-dia. Tem o preço intermediário e compramos quase tudo por lá. Legumes e vegetais muitas vezes é mais barato por lá.

WOW 13_04_16Woolworths, mais conhecido como Woolies, é mercado pra dias especiais. Com o preço acima da média, quando a gente quer comidinhas diferentes, queijinhos especiais, a gente sempre dá um pulo lá.

IMG_1857

 

Queen Victoria Market e os outros open Markets como o South Melbourne Market, sempre vamos quando queremos alguma coisa muito fresca. Como frutas, frutos do mar e etc.

 

 

 

Agora vamos  ao que interessa? CO-MI-DA!

A Austrália é um grande deserto perto da Ásia. Então, o que eles não produzem aqui, importam das terras tropicais asiáticas. Os preços dos legumes e frutas por aqui não é nada barato, comparado à nossa abundância no Brasil.

Quem estiver chegando por aqui, vai amar esses itens que não saem da nossa lista de compras:

1. Carne Louca

Eu deveria receber o prêmio Nobel por dar essa dica! Sabe a carne louca que a sua Tia Bete faz? Bem talvez não seja taaaaaao igual, mas é um delícia e super fácil de fazer. Comprei por indicação de um amigo que já mora aqui há um tempo: coloquei no forno e depois joguei o molho. Creeedo que delícia! Que fácil, que rápido.

Onde e quanto: Comprei no Coles por $15,00 AUD

IMG_8635.jpg

2. Suco 

As frutas aqui são mini barras de ouro que valem mais do que dinheiro. Por aqui eles não tem a cultura do suco natural nos restaurantes. Você encontra sim sucos naturais na TROPICANA, restaurante/butequinho que vende umas misturas deliciosas. Mas para o dia-a-dia, o único suco prático que gostamos do sabor foi esse aqui: MAS atente-se ao rótulo. Esse é de Maçã com manga. Nos componentes, ele não tem conservantes, concentrados e muitas coisas que pareçam maléficas pra saúde. Então, é nossa escolha na hora das compras.

Onde e quanto: Comprei no Coles por $5,00 AUD

IMG_8638.jpg

3. Ta-ta-Tapioca

Depois de “Na Austrália tem emprego fácil?”, a pergunta mais feita por TODO mundo que vem pra cá é: “Mas tem tapioca?” Tem! Essa daqui você encontra no Coles na parte de produtos Asiáticos. Para virar nossa famosa Tapioquinha ela precisa ser hidratada. Mas gente, juro que é muito fácil. É tipo nível básico 1 na cozinha. Além de fácil, ela fica muito, mas muito melhor do que comprar aquela mistura pronta do Carrefour. Juro! Assisti esse vídeo de 5 minutos e foi suficiente pra ter tapioca por 1 semana no café da manhã.

Onde e quanto: Comprei no Coles por $2,20 AUD

IMG_8649.jpg

4. Bacon

Você não vai encontrar aqueles pedaços tenros de bacon defumado tão facilmente pra colocar no seu feijão, não. Mas o que eu achei beeeeem prático e bom, foi comprar esses pedaços de bacon já cortadinhos e congelar. Assim, toda vez qu preciso deles, pego um punhadinho e é só felicidade ❤

Onde e quanto: Comprei no Coles por $3,60 AUDIMG_8641.jpg

5. Miii

Nosso famoso e tão consumido milho de latinha, aqui na Austrália tem a sua versão Cream. Que nada mais é do que os grãos triturados. Comprei achando que era um creme de milho ou algo do tipo, mas era só milho triturado mesmo. Tive que fazer bolo…

Obs.: Existe o milho normal tbm. Só cuidado pra não comprar errado.

IMG_8651.jpg
Milho em lata triturado

6. Panquecas

Virou uma ótima opção de café da manhã. Nessa porção pequena, você coloca água até o local indicado, agita MUITO BEM (não esquece de fechar a tampa, tá? hahahha To te falando com conhecimento de causa). Ele fica na geladeira por até uns 5-6 dias. Acho beeeeeem prático e rápido.

Onde e quanto: Comprei no Coles por $1,50 AUD

IMG_8653
Panquecas

7. Feijão em lata

Se você gosta de experimentar coisas novas, pode ir, mas não diz que eu não avisei. hahahahah Gente, além de muitos gases, ahahahah, esse feijão é… digamos… péééééssimo. Pra gente que veio do país do arroz com feijão, acho esse produto um pecado, um crime. Mas acredite, muita muita gente de vários países do mundo compra em lata e nunca nem sequer experimentaram o puro creme do feijão maduro.

IMG_8654

No Coles existe uma sessão de indianos, onde vc acha vários grãos in natura ensacados, como grão de bico, ervilhas e às vezes feijão. Na feira diária do Queen Victoria Market aqui em Melbourne, você encontra barraquinhas que vendem o feijão rajadinho a granel. Já fiz em casa e gostei.

8. Café

Quando me disseram que Melbs era a capital do café, meu coração até se acalmou. Bem, me enganei. Realmente aqui tem muito café da rua e deliciosos. Porém a cultura de dia-a-dia, na sua casa mesmo, é de café instantâneo (tipo Nescafé). Aqui eles tem inúmeras marcas e tipos, mas cara, meu negócio não é esse. Nada como um café coado no filtro, pra acordar de manhã. Já testei várias marcas de café em pó, as as únicas que, ao meu gosto, são boas  (e acessíveis) são Aurora e  Harris.

São AUD $18.00 – 25,00 por kilo.

Ah, tanto o filtro quanto o suporte eu encontrei na DAISO por $2,80

 

9. Bifinho

Outra coisa que demorou um tempo pra gente acertar foi um bifinho gostoso. Esse aqui que o Coles vende é uma delícia! Fácil de fazer, rápido e suuuuuuuuuper em conta. O bifes estão sempre macios, beeeem fininhos e bem gostosos de comer.

Receitinha: Numa panela coloque um pouquinho de óleo ou azeite (do tamanho de uma moeda de AUD $1,00). Deixe esquentar um pouquinho, coloque o bife. Jogue um pouco de sal, cominho, páprika defumada e uma gotinha de shoyo. Depois de um minutinho, vire o bife. Assim que virar o bife, coloque uma colher de molho de tomate por cima da carne e um pouco de mussarela ralada. Tampe a panela e abaixe o fogo. Depois de 2 minutinhos desligue o fogo e coma seu mini parmegianna. ❤

Onde e quanto: Comprei no Coles por $9,00 AUD

IMG_8637.jpg

10. Lenço umedecido pra casa?

Sim! Quando cheguei aqui, duvidei muito da funcionalidade e eficácia deles. Paguei a língua, pois agora é um dos produtos que eu não vivo sem. Funcionam, são ótimos!

Onde e quanto: Comprei no Coles por $4,00 AUD

IMG_8656.jpg

Não recomendo comprar esse de tubo. Ele seca muito rápido.

Lenço umedecido para casa - Fazendo compras na Austrália

11. Cândida

Nossa tão amada água sanitária de todos os banheiros por aqui é chamada de bleach ou mould killer. Ela é ótima pra lavar o banheiro.

IMG_8655

12. Farinha de rosca

Por aqui a gente ache essa daqui, que é feita a moda antiga, a partir dos pãeszinhos ressecados. Já comprei pra empanar uns bolinhos e gostei bastante.

Notei que por aqui eles tem muitas opções de aveias, mas poucas opções de tipos de farinha diferente. Com isso, nossas receitinhas precisam ser adaptadas. Mas tudo bem! Estamos aqui pra aprender.

Onde e quanto: Comprei no Coles por $2,00 AUD

IMG_8647

13. Carne Moída 

Assim como no Brasil, aqui a carne moída é nivelada de acordo com a qualidade. Nesse caso, aqui quanto mais estrelas, de melhor qualidade é a carne. Já chegamos a comprar no início a carne 2 estrelas, pois não percebemos a classificação, mas é muito muito gordurosa, então, não recomendo.

Onde e quanto: Comprei no Coles por $11,00 AUD.

IMG_8634

13. Polenta

Polenta em São Paulo e Angú em MG. Aqui em uma lojinha de cereais, encontramos a Fine polenta. Já fiz ela cozidinha (água e sal) e já fiz até como se fosse um bolo de fubá. Ambos ficaram deliciosos! É mega rápido de fazer na janta e super gostoso também.

IMG_8665.jpg

14. Guioza de Camarão

Foi com certeza um dos achados do século. Suuuuuuuper fácil de fazer, compramos e nos apaixonamos. pra comer a noite com uma saladinha é a melhor coisa do universo! Por conta da grande quantidade de asiáticos por aqui, vários produtos como esse e shoyo por exemplo, já são produzidos aqui e como um produto de dia-a-dia.

Nada complexo: em uma panela mais alta colocamos 1 colher de óleo e depois de quente, colocamos os Guiozas. Sem mexer, quando ficam dourados em baixo, colocamos 6 colheres de água e tampamos. Assim que a água evaporar, está pronto. ❤

IMG_8666.jpg

E por último, mas não menos importante, como não falar do autoatendimento dos caixas, que além de rapidez, diminuem as filas?

No Brasil, eu já vi numa cidadezinha do interior de São Paulo: ARTUR NOGUEIRA no supermercado Buena Gente. É muita tecnologia, gente.

IMG_8659_FotorIMG_8658_Fotor

é isso gente! querem saber mais coisas? mandem e-mail ou deixem comentários! ❤

Bah.almeida89@gmail.com

@bahalm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.