por que conhecer o Pantanal?

Conhecer o Pantanal sempre esteve nos meus planos, desde que voltei da África. Mas esse é de fato, um daqueles destinos que se pesquisar só jogando no Google ou consultando em agências, os preços são tão absurdos que te fazem desistir e mudando de rumo.

Já estive por lá duas vezes, e assim como tudo na vida, existe sim uma forma boa, incrível e mais barata de conhecer esse lugar maravilhoso! Vem comigo que te conto!

IMG_9580.JPG

Antes de conhecer o Pantanal você precisa saber algumas coisas. Dá um copy-paste aqui e coloca no seu caderninho:

1. É O SAFARI BRASILEIRO

Esse nosso bioma é a MAIOR PLANÍCIE ALAGADA DO MUNDO! Tá cheio de vida e lotado com nossos animais mais lindos! Tem uma diversidade incrível de pássaros, mamíferos e répteis. É o nosso safari particular!

IMG_9489.JPG

IMG_9541.JPG
Tamanduá-Mirim

2. DO CAMINHO À CHEGADA

Pantanal você aproveita 100%, do caminho até a chegada na fazenda que você vai ficar. Nessa maravilha a pedida é olhar a natureza e relaxar. Aproveitar pra conversar com o motorista,  com o guia, saber um pouco da história do lugar, de onde ele veio. Eles sempre tem o melhor pra dividir. Olha só esse ninho de Tuiuiú que encontramos no meio da estrada.

IMG_2513
Ninho de Tuiuiú – Corumbá – MS

3. É BONITO PRA CACETA!

Tem uma beleza ímpar, muito diferente do que eu pensei que pudesse encontrar. E diferentemente do clima de aventura e adrenalina, no Pantanal encontrei calma, paz profunda e o ballet dançado por pássaros e rios mais bonitos que já presenciei.

IMG_9686.JPG

Já visitei o pantanal duas vezes e sempre que piso naquela terra, já desligo a voltagem 220, e coloco minha mente no modo stand-by, e minha visão no landscape.

4. OS GUIAS SÃO DEMAIS!

E te dão aula de biodiversidade, preservação e carinho. te ensinam a amar a terra deles e entender como o Pantanal é delicado. É bonito, simples, sutil e silencioso.

Na primeira viagem conheci uma das maiores figuras: Elias, o pantaneiro.
Andava descalço todo o tempo, não terminou a 5a série, fala 4 idiomas perfeitamente.

100_1769.JPG

5. TEM MUITA EXPERIÊNCIA INCRÍVEL

Pesquei Piranhas, cavalguei pelas regiões alagadas, caminhei pela mata, nadei no rio de jacarés e piranhas (isso foi extra curricular – não conta pra minha mãe), fiz um mini Safari noturno e diurno, bebi água de dentro da árvore (no cipó d’água), tomei banho de chuva, alimentei araras, cateto, jacarés e conheci muita gente boa! Dá pra entender agora por que que amei tanto?

IMG_9414.JPG
Tucano no Pantanal

 

6. NÃO TEM TANTO INSETO QUANTO IMAGINEI (mas depende da época do ano)

Nas duas vezes que fui pro Pantanal (Outubro e Março) não tinha tanto inseto assim, como as pessoas falam. A questão, é claro, é a época do ano. Por isso, sempre pergunte pra agência de viagem ou na internet mesmo. De qualquer forma, tem sim que ir com repelente bom. Já falei aqui no blog que o único repelente que funciona é o EXPOSIS. Então, nem adianta levar outro.

Em todos esses dias de Pantanal só vi 1 cobra (no meio do rio, enquanto eu estava no caminhão), nenhum sapo, e aranhas pequenas.

IMG_5859

7. CONTATO CONTATO E MAIS CONTATO COM A NATUREZA

Dá pra entender o que é ouvir o barulho de um Bugio selvagem? Não dá. É lindo e de arrepiar. Dá pra entender o que é a perfeição da arara azul? Não. Só vendo ela livre leve e solta.

100_1796

8. CENAS RARAS

Nos safaris você consegue avistar animais em seu habitat natural, sem prejudicar o meio ambiente. Não dá pra ter noção do quanto é difícil avistar uma jibóia tomando um solzinho delicioso, enquanto você, dentro do caminhão, só avista e tira fotos lindas!

IMG_9524
jibóia de barriga amarela – pantanal – brasil

9. TEM A CHANCE DE FILMAR ESSA GOSTOSURA FAZENDO BURACO NA TERRA PRA SE REFRESCAR.

 

OPÇÕES PRA IR PRO PANTANAL

Nas duas vezes que fui pro Pantanal, eu fui para o Mato Grosso do Sul (Corumbá – MS e Miranda, respectivamente). Mas já falei com algumas pessoas que escolheram ir pra Poconé-MT. Também falam muito bem.

Na primeira vez passei 4 dias na Fazenda Santa Clara, onde fiz muitas atividades. Essa fazenda fica em Corumbá, há 120km da Bolívia.  E se tem algo que aprendi é que quando mais longe, melhor! heheheh

Em 2013 paguei 200,00 por dia pela estadia lá. Estava incluso todas as atividades, pensão completa. O quarto que escolhi tinham várias camas, então, conheci uma meninas muito legais. Tinham poucos brasileiros também. Todos os dias falei bastante inglês e foi bem legal.  Essa fazenda é bem afastada, realmente no coração pantanal, então tem muita vida selvagem. Você pode entrar em contato direto com a fazenda clicando aqui, confirmar os valores atualizados, e até agendar o transfer de Campo Grande pra lá! Eles te pegam no Aeroporto e te devolvem lá também.

100_1859.JPG
Pássaros migratórios em Corumbá. Eles vem do Canadá todo ano.

Já na segunda ida ao Pantanal, fiz um dia (20h) na Fazenda São Francisco na cidade de Miranda. Em 2016 paguei cerca de R$250,00 (não lembro direito – mas não foi mais que isso) pelo dia lá. Nessa fazenda foi o lugar que mais vi bichos diferentes. Isso porque ela tem várias plantações de arroz, o que atrai muito os animais e principalmente pássaros, então é bem legal. Quanto mais dias você ficar, mais bichos e mais vida você encontra.

IMG_9623.JPG
Rio na cidade de Miranda

10. REFLETIR SOBRE A VIDA

Finalmente eu entendi que as coisas naturais não são complicadas, a pesar de serem complexas. Não são maquiavélicas (com o amplo e humano sentido da palavra).

Só o que se vê é a tentativa eterna de sobrevivência, de TODOS os seres a nossa volta.
Nenhum deles está posando pras lentes. Nenhum jacaré ou cobra estão esperando que você olhe para o lado para te atacar, pelo contrário, todos estão extremamente alertas com a nossa presença e tentando evitar ao máximo o contato e o encontro conosco.

Só é real.

IMG_9675.JPG

11. ESSE AMOR PODE SER CONTAGIOSO

O Pantanal me surpreendeu muito e tenho certeza de que ainda vai me surpreender mais. É tão bonito, mas tão bonito, e me proporcionou tanta paisagem de tirar o fôlego, que tá pra sempre gravado no meu coração e no meu braço esquerdo.

Screen Shot 2018-04-21 at 17.07.25

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.