Como escolhi escola e curso de inglês em Melbourne

Não é tão fácil como parece, e ela ainda interfere no seu visto.

Vem comigo que eu te explico!

IMG_9135

A primeira coisa que você precisa saber, é que as escolas são classificadas por níveis aqui na Austrália. Quando você escolhe aplicar o visto, e sua escola é de primeira categoria, é muito mais fácil ter o visto aprovado, pois o governo entende que você não vem pra brincar, e sim pra estudar de fato.

Eu recomendo MUITO fechar seu intercâmbio através de uma agência especializada (e boa), pois por mais reais que você gaste (e acredito que não seja muito diferente do que fechar direto), a agência manja muito de visto, e sabe te oferecer a melhor opção de acordo com seu perfil.

Eu fiz todo processo com a West 1 no Brasil, e quando cheguei aqui foi tudo bem melhor do que esperava. Amei a escola, os professores e tudo mais. Aqui em Melbourne, o Walter da West 1 me deu todo suporte quando cheguei. A agência ainda promove mensalmente vários workshops que ajudam demais a arrumar emprego e te preparar pra vida real em Melbourne. Vocês não fazem ideia de como isso ajuda a gente no começo!

28684830_1564499296932754_6108767478710534144_o.jpg

A ESCOLHA DA ESCOLA

É importante saber tudo sobre a escola que você vem estudar pois será 50% da sua rotina aqui na Austrália. São 20h de aulas semanais e não é brincadeira, não.

A escola que você escolhe ai no Brasil, vai ficar com você por seis meses pelo menos. Primeiro porque temos que pagar tudo antes de vir, e segundo, porque a política de cancelamento das escolas são beeeeem restritas, então, pesquise e tente extrair o máximo de opiniões possíveis antes de tomar uma decisão. O investimento é bem alto pra se arrepender.

Escolhi estudar na Ability por indicação de amigos, acesso super fácil [bem no centrão de Melbourne] e pela descrição da consultora educacional da West 1 Brasil, por ser uma escola excelente, e de vibe boa.

Estou há dois meses estudando lá e adorei os professores e a política da escola (que tem sim regra de 100% inglês, MAAAAS também te deixa falar com a família e alguns amigos no refeitório, na sua língua mãe, sem grandes problemas).

Outro ponto também, é que a Ability tem várias opções de curso, então se não se adaptar, ou mudar de planos, você tem alternativas para mudar o curso do barco.

Além disso, promove a discussão sobre o uso da língua, que por fim, faz com que você pense a respeito do quanto investiu pra aprender inglês, e o quanto te custa estar longe da família. Ou seja, conscientiza ao invés de punir.

IMG_1964.JPG
Ability English – Melbourne Campus

CUIDADO! Ouvi de alguns amigos que em algumas escolas se você falar outra língua que não seja o inglês, você é mandado pra casa e tem falta no dia seguinte. Isso é bom pro aprendizado? Depende do ponto de vista. Isso é bom pro visto? Péssimo! Pra conseguir renovar seu visto, é preciso ter 80% de presença no curso ou nada feito.

TIPOS DE CURSOS DE INGLÊS

Na Austrália existem várias opções de curso de inglês, que atendem a várias demandas diferentes no mundo. Então, você não tem só o inglês comum pra estudar. Olha só:

. General English

O General English é um curso de inglês “comum”, que te ajuda a desenvolver a escrita, leitura, ouvir e principalmente a fala. Através de várias técnicas de memorização, sinestesia, repetição e muita gramática, a ideia é que você aprenda sem esquecer. Toda segunda-feira tem prova, em que os 4 quesitos são avaliados.

IMG_1357
Minha turma de General English, com a Anne, nossa teacher ❤

PS: Essa classe foi uma das mais especiais. Tínhamos gente de 11 países diferentes!!! [Perú, Italia, Brasil, Equador, Chile, Japão, Taiwan, Coréia do Sul, Suíça, Turquia, Espanha e a Anne, EUA] É capaz de adivinhar quem é de onde?

. CAMBRIDGE [preparatório para a prova]

Cambridge tem 2 níveis de curso: FCE (alunos do Upper intermediário)  e CAE (para alunos com inglês avançado). É um curso que te prepara para as provas de Cambridge (provas que comprovam seu nível de inglês e que são aceitas por mais de 20.000 universidades, empregadores e governos). A prova consiste em 4 etapas: listening, writing, speaking e leitura e uso do inglês.

. IELTS [preparatório para a prova]

Também é um curso preparatório porém, para a prova do IELTS, o teste mais famoso e amplamente aceito na Austrália. Diferentemente de Cambridge o IELTS tem seu jeitão particular de avaliar de acordo com seu propósito (trabalhar, estudar ou migrar) e sua nota é válida por apenas 2 anos. Para ter um visto patrocinado por uma empresa aqui na Austrália, por exemplo, esse é o único teste aceito.

. EAP [Inglês para propósitos Acadêmicos]

Esse é um curso válido para quem quer fazer faculdade fora. Ele tem dicas e técnicas práticas para vários cursos, além de debates, apresentações e etc.

. SURVIVOR | SOBREVIVÊNCIA

O survivor te prepara pro mundo real. Ideal pra quem tem vergonha de falar, problemas com pronúncia e quer viver muito mais o dia-a-dia do que necessariamente focar demais em gramática.

. PRONÚNCIA E FLUÊNCIA

Completamente focado na fala, pronúncia e com técnicas específicas pra quem precisa perder os vícios da língua-mãe e começar a pensar em inglês.

Principais ATIVIDADES PROMOVIDAS PELA ABILITY

Job Club te ajuda a fazer seu currículo e falar sobre trabalho e entrevistas de emprego.

Friday excursion te integra com outros alunos e te mostra um pouco da cidade.

Sports e aulas de Yoga são promovidos para interação dos alunos e divertimento.

IMG_0135.JPG
Melbourne, Docklands

É isso! Tem dúvidas, gostou? Manda e-mail que a gente responde tudo!

bjbjbjbjbjbj

Bah.almeida89@gmail.com

@Bahalm

2 comentários

  1. Curti a materia.
    So dois pontos: o nome do curso de cambridge é CAE (nao CEI).
    Legal mencionar tambem que ainda que o nivel das escolas influenciem no visto, nao influencia na qualidade (Ability inclusive mudou pra 2 mas e muito boa).
    😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.