Trilha: Dicas para Iniciantes

Trilhas são uma ótima oportunidade para iniciar uma atividade física outdoor. Se pra você, assim como eu, academia é algo inconcebível na vida, as trilhas podem te ajudar a começar uma vida mais saudável.

Fazer trilha te coloca em contato com a natureza, com seu corpo e com a sua mente, mas para que isso não seja uma experiência traumática, listei algumas dicas pra que você tenha uma experiência boa.

Todo esse post leva em consideração minha experiência e o documento da Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada.

  1. Nível da Trilha

Toda trilha tem uma indicação de nível de dificuldade, e é imprescindível saber dessa dificuldade antes de confirmar presença com os amigos. O nível da trilha deve levar em consideração fatores como Esforço Físico, Exposição ao Risco, Orientação e Insolação* (segundo a CBME). Por isso, informações apenas do tipo “ah, ela tem umas partes meio difíceis”, precisam ser esclarecidas, para que você possa decidir se vai ou não.

Particularmente, eu prefiro sempre começar pelas fáceis, e fazer várias delas. Assim, consegui tirar minhas próprias conclusões.

2. O que vestir 

Pra começar, você precisa saber as condições climáticas que vai encontrar.

Para trilhas diurnas com Sol, recomendo sempre calça legging comprida, camiseta. Meias bem confortáveis.

Se for fazer frio, agasalhe-se e evite roupas de algodão. Quando eu falo agasalhe-se para uma trilha, não é colocar aquela brusinha de frio que você comprou na Renner. Não! Precisa ser uma blusa que realmente não passe vento e que não absorva umidade, por isso, algodão e jeans não são recomendados.

Fiz uma trilha noturna há pouco tempo atrás, e passamos um baita frio! Por isso, se for realmente, invista em segundas-pele (são baratas e fáceis de encontrar, além de muito úteis em qualquer situação de frio). Olha aqui essa seleção na Centauro.

Atente-se que 10 graus ceusius numa trilha, a sensação pode ser muito mais baixa, por conta de vento e altitude.

Nessas situações de vento e frio, o ideal mesmo é ter uma jaqueta corta-vento. Uma pendência minha na vida, rs. Veja só essa seleção na Decathlon.

Tênis: Todo mundo pergunta qual tênis deve levar, comprar ou ir. Bem, o ideal é um tênis próprio para trilha. Eu tenho um da Timberland que amo, paguei em 2015 R$ 350,00,  – e ele continua super bom! Me dá super estabilidade. Mas se você não tem um e ainda não sabe se quer comprar,  escolha ir com o tênis mais confortável que possua, e que tenha a sola menos lisa possível. Isso vai te ajudar a escorregar menos na trilha, e a não ter bolhas nos pés.

TIMBERLAND TRAIL DUST

 

IMPORTANTE!

Já vi muita gente fazendo trilha de CHINELOOOOOO! PeloamordeDeusMyGod, não faça isso! Além de uma torção, você pode ganhar um espinho bem grande atravessado no pé. Por isso não dê uma de descolado, senão logo mais o que descola é a sola do seu pé.

Ah, se a trilha for fácil, mas muito longa, leve chapéu, bonés, óculos escuros e capa de chuva.

Mochila: Outro monstro da mitologia! Qual é a melhor mochila? Bem, a resposta é: aquela que você pode carregar! Claro que existem mochilas ótimas, específicas pra trilha e aventura, mas pra quem está iniciando o investimento é meio alto (cerca de 300 à 650 mangos uma mochila cargueira), por isso, pode-se utilizar as escolares, as comuns de alças simples.

JAMSPORT.jpg
MOCHILA ESCOLAR

Porém, se você vai carregar muito peso por muito tempo, recomendo pegar emprestado de um amigo, ou realmente investir em uma usada ou mais baratinha. Ela servirá até para suas viagens “Mochilão”. A estrutura desse tipo de mochila, permite que você carregue muito peso, com uma sensação bem menor, e bem menos dolorida do que de fato são.

quechua
MOCHILA QUECHUA CARGUEIRA 50L

3. O que levar

A resposta para esse item é: sempre o mínimo possível e o mais leve.

O pensamento é: Ao invés de levar 1 maçã, vou levar uma fruta mais leve ou frutas desidratadas. Tudo tudo tudo o que puder deixar, deixe. Não carregue peso a toa, pois no final da trilha, 2 Kg virarão 4.

Algumas coisas porém, são indispensáveis:

  • repelente BOM, antes, durante e depois.
  • proteção solar, sempre
  • água (prefira várias garrafinhas de 500ml do que as grandes de 1,5l – pois são mais fáceis de distribuir o peso)
  • nuts e comidinhas energéticas
  • saquinho plástico pro lixo
  • papel higiênico ou lencinhos pras meninas
  • alcool em gel (para caso de algum corte)
  • band-aids ou gase +micropore
  • Câmera fotográfica
  • Carregador de celular portátil (salva a vida! juro)

13268022_1186288654714991_5936079904379297413_o.jpg

4. A importância da água

Beber água na trilha é fundamental pra sua sobrevivência. Eu, que bebo pouca água, acabo levando de 1,5 a 2 l de água, sempre.

E é importante beber água mesmo que não sinta sede! Fazer xixi no mato é chato, eu sei, mas ficar desidratado é pior e pode estragar seu passeio!

5. Conheça a região

o ideal é pesquisar sobre a região que você vai. Pesquise sobre clima, animais, e se envolva pelo local. Faz parte da experiência como um todo, saber sobre o local que você vai explorar.

6. Spoilers

Em trilhas são super bem-vindos. Sempre pergunte para alguém que foi, sobre as partes boas e ruins da trilha. Leia na internet pessoas que já foram e pegue opiniões. Sabemos que cada um tem um preparo físico, uma força e uma capacidade cardio-respiratória, mas é bom porque te prepara para o que pode encontrar.

7. Equipe e o Guia

Fazer trilha é uma atividade em conjunto. Algumas trilhas são autoguiadas e não precisam de guia local. Mesmo nesses casos, sempre vá em grupo. Vale lembrar que está na natureza, e que você pode precisar de ajuda.

Em casos de trilhas que um guia é obrigatório, procure o guia, claro, ou faça a trilha com empresas especializadas e autorizadas a operar naquela região. A Pura Vida Aventuras é um exemplo de equipe que promove atividades Outdoor, com equipe treinada para resgate, e ainda tira as fotos incríveis. Ou seja, a viagem é sem preocupações.

13077056_1168090666534790_6358804900928839446_n

8. Cuidado na volta pra casa

Sempre depois da trilha a gente volta só o bagaço! Cuidado com aquele amigo que vai voltar dirigindo!

13256115_1186288371381686_7259422870191514434_n.jpg
Eu, ao meio, só o bagaço.

9. Durante a trilha

Extrema 2_Drielle_limpasIMG_5498

  • Sempre olhe atentamente onde for colocar as mãos, onde vai pisar;
  • Ande sempre na trilha para garantir que está enxergando tudo;
  • Avise o colega de trás, sobre o próximo obstáculo! Ele pode estar distraído!
  • Faça silêncio, e ouça o barulho da natureza que está a sua volta.

 

10. Animais

Se encontrar um animal na trilha que pareça peçonhento, comemore e se afaste. (Sim, pode se afastar primeiro e comemorar depois), mas em hipótese alguma mate-o. Lembre-se que você está na casa dele.

Ah, não alimente nenhum animal! Muitos deles não tem capacidade de digerir todos os nossos alimentos e a proximidade com humanos, pode fazer com que sejam alvos fáceis para caças ilegais.

11. Mudanças climáticas

Lembre-se sempre que está indo se divertir. Em caso de previsão de raios e chuva, suspenda a atividade, ou questione a equipe que está te levando. Sua segurança deve estar em primeiro lugar!

12. Impacto

Impacto na natureza:

  • Procure causar o menor impacto ambiental possível. Não mude pedras, troncos de lugar.
  • Não faça fogueiras e OBVIO, que traga TUDO de volta.
  • Ah, suveniers naturais também não são de bom tom. A máxima permanece de “tire apenas fotos”.

Impacto na gente mesmo:

Respeite o seu limite. Faça pequenas pausas de alguns minutos quando estiver fatigado.  O grupo ou um pequeno grupo, deve te esperar pois é uma atividade em conjunto. Sempre avise das suas condições e se certifique que está indo com um grupo bacana ❤

Programe alguns minutos longos para contemplação, seja do por ou do nascer do sol. Essa é a melhor parte.

E a dica mais importante! Não desista! Você mal sabe do quanto é capaz!

Aos desavisados, pode causar vício!

IMG_9456

 

Veja aqui mais dicas e o post completo do CBME sobre trilhas.

Se você é trilheiro e descorda de algum ponto, ou tem algo à acrescentar, manda e-mail pra gente!

Bah.almeida89@gmail.com

 

 

2 comentários

  1. Baaaahhhh, sensacional! Adorei, vc arrasou. Este post é de utilidade pública minha filha☺👌. Sim…. vc é nossa vc é nossa blogueira favorita .

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.