Dicas de Fortaleza e do Ceará

Ceará foi o primeiro estado a abolir a escravidão no Brasil, e o primeiro estado do Nordeste que eu pisei. Terra de José de Alencar, me pegou na curva.

Fui até lá pra fazer uma visita de família, e por isso explorei mais a região e não consegui ir para lugares mais remotos como Jeri. mas não saiu a lista, tá?

Bem, vamos lá!

O que Fazer em Fortaleza e região

O Mercado do Peixe é parada obrigatória na cidade. Localizado no bairro de Macuripe, é um lugar pra comprar peixe e frutos do mar bem fresquinhos. O mais sensacional é que lá ao fundo do mercado, eles tem barraquinhas que preparam os frutos do mar pra você na hora!

Olha só: você escolhe o camarão, e lá mesmo, de frente pro mar, come com a sua família. É bem mais barato do que comer na praia e delicioso! Vale a pena!

IMG_0206
Mercado do Peixe de Fortaleza – CE
IMG_0209
Mercado do Peixe – Fortaleza, CE

 

A Praia do Futuro  tem as Mega-Barracas mais famosas do Brasil. São estruturas enormes com banheiro, espaço para shows, playground e até piscina.

Você não paga absolutamente nada para utilizar as cadeiras, mesas e guarda-sóis, porém precisa consumir.

O local tem muito muito muito ambulante. a cada minuto, um entra e te oferece algo para comparar. De fato não é um dos lugares mais tranquilos, mas vale a experiência.

IMG_1070

 

O Mercado Central é sensacional. Sabe feirinha de artesanato? Então, só que tudo no mesmo local. E cada renda mais linda que a outra!

São 5 ou 6 andares só de roupas, rendas, lembranças, couro, sapatos e muito mais.

IMG_1612
Mercado Central de Fortaleza

 

Morro Branco fica na cidade de Beberibe, a cerca de 80km de Fortaleza, em direção ao Sul do estado. A estrada até lá é ótima, sem pedágios e com velocidade máxima de 80-60km/h em alguns trechos.

A cidade  é bem linda, simples e com um ar todo nordestino velha-guarda, sabe?

Morro Branco, Beberibe - CE
Labirinto das Falésias

Um dos lugares mais bonitos que já estive! Vale a pena fazer o passeio completo que os bugueiros vendem lá, com todas as paradas, que inclui: Labirinto das Falésias (sensacional), Gruta do Amor (é só uma gruta, mas achei bem bonito!), Fonte da Juventude (Uma bica de água doce que nasce no meio das Falésias), Passeio na Duna (eu nunca tinha ido numa Duna do Nordeste, então valeu!) e a Lagoa do Uruaú (Lagoa de água doce em frente ao mar, deliciosa e perfeita pra tomar uma água de coco).

IMG_1452
Labirinto das Falésias, Morro Branco – Beberibe – CE

 

IMG_1363.JPG
Gruta do Amor, Morro Branco – Beberibe
IMG_1383
Lagoa do Uruarú, Morro Branco – Beberibe

 

DICA: Se for de carro próprio vá cedo! Procure chegar as 9h lá! Já se for de ônibus, vai ter que dividir o cenário com a galera!

IMG_1298

Lá também se encontra as tradicionais areias de pote. As areias são extraídas das falésias (apenas algumas poucas famílias podem fazer a extração) e retiram 12 cores naturais.

O Airton é um dos artesãos da região, e o único que faz o trabalho do copo invertido.

IMG_1267

 

Taíba

A praia do Taíba quando estive por lá, fica ao Norte de Fortaleza, a cerca de 60Km da cidade. Praia pra surfista nato, cidade pra surfista. Passamos o dia lá.

Paramos pra almoçar no Saravah, um dos restaurantes que fica na rua principal. Comi um dos peixes mais deliciosos da vida: Peixe com Crosta de Castanha de Caju ❤

Nessa praia tem que chegar cedo, que é quando a maré tá baixa!

IMG_1506
Taíba – Ceará
IMG_1481
Taíba – Ceará

Cumbuco

Cumbuco é bem famoso pela prática do Kitesurf. Aliás, todo estado é conhecido pela quantidade de vento.

IMG_1173IMG_1179IMG_1170

A praia de Cumbuco é muito bonita e agradável. Também com bastante lugar para comer, e alugar equipamento para praticar KiteSurf.

A noite, é um ótimo lugar pra ir, principalmente aos finais de semana. Barzinhos, pizzarias, sambinha e um clima muito agradável.

Dicas valiosas!

Segurança: Li muito sobre a segurança de lá, que de fato é perigoso e tals. Não presenciei nada em uma semana lá, mas mesmo assim, fique atento e não dê bobeira!

Passeios: Lá oferecem muito passeios, e o principal é Jericoacoara. Ainda não fiz, mas falei com muita gente que não recomenda o passeio Bate-e-volta oferecido. É muito longe, e não se aproveita o local.

Uma boa pedida é ir até Fortaleza de avião alugar um carro e passar por várias praias. É muito muito  bonito e vale a pena!

Lá o turismo não é muito organizado, por isso, vale a pena pechinchar os valores, pois podem mudar de acordo com o seu poder de negociação.

 

Em resumo foi uma viagem muito boa, e não vejo a hora de voltar para conferir Jeri.

Veja mais fotos clicando aqui!

 

Se gostou comente, se quer mais dicas me mande e-mail que estarei por aqui ❤

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.