como fazer um roteiro de viagem?

pode acontecer da gente decidir viajar, com um amigo ou sozinho mesmo, e nem saber por onde começar.

olha, eu sou do tipo que amo fazer meu próprio roteiro ( pra mim, uma das melhores partes da viagem) e acho que posso ajudar com algumas dicas de por onde e como começar.

não curto muito pacotes, eu mesmo compro a passagem e faço todo roteirinho e as pesquisas. é demais!

Roteiro de Viagem

1 – lista dos lugares sensacionais

bem, primeiro de tudo, independente do destino, faça uma lista de todos os lugares legais e sensacionais do país, estado ou cidade que vai conhecer.  e se não souber nem o que tem pra fazer de legal, é só dar-um-Google, que rapidinho consegue encontrar.

Nas cidades mais pacatas, eu sempre entro no site da secretaria de turismo, procuro sobre o mercado municipal, festas típicas e no Trippics a gente sempre acha alguma coisa.

bem, faça essa lista sem se importar a priori, com custo, tempo e onde fica. simplesmente saia listando os locais e curtindo essas tais fotos incríveis.

2 – time is money

depois de listar esses lugares, selecione os mais legais e veja se cabe nos dias em que vai estar lá, considerando os deslocamentos necessários. nesta fase, sempre acabo olhando passagens de avião, para ir e vir (alguns lugares precisam de deslocamento aéreo). Ex.: Nasca no Peru; Johannesburg na África do Sul, e etc..

junto com esse tempo, já veja também os valores de cada passeio. assim já poderá prever mais ou menos quanto reservar  e como dividir a verba para as atrações.

3 – divisão da verba

costumo dividir a verba da viagem por segmento: atrações, hospedagem, passagem e comida-compras.

cada destino tem um segmento mais importante e é nesse segmento que sugiro destinar a maior parte da verba.

Me explico: se o destino for Nova Zelândia, a maior parte da verba vai ser no segmento Atrações. Já em Paris, destinaria a maior parte da verba para Hospedagem e Comida-Compras (haha).

Isso ajuda muito se a grana for curta, pois você consegue definir prioridades, e na hora de escolher onde vai ficar e incentiva a economizar em alguns itens.

4- Escolher onde ficar

Eu sempre tive pânico de hostel. Peguei uns beeeem ruins na África do Sul (principalmente em Jeffrey’s Bay). Mas, depois que eu conheci o Hi Hostel, minha vida mudou. Só tem hostel legal, no mundo inteiro e por um preço IN-CRÍVEL.

No site deles Hi Hostels Brazil você localiza as unidades credenciadas pelo Brasil todo. Na próxima trip, vou ficar de novo no Hi Hostel de Bonito e também em um hostel da rede na Pampulha. Depois conto detalhes. =P

Hostel é muito legal, como eu falei, mas sinceramente, não abro mão de ficar uns diaszinhos em algum hotel mais gostosinho. O hostel é muito bom, e dividindo quarto você conhece muita gente bacana, e é mais legal ainda quando você viaja sozinho. Maaaas nada como tomar um banhão em um mega chuveiro, né? rs

Com isso, sempre faço isso: a viagem toda em hostel, e 1-2 dias em hotel mais gostosinho pra relaxar bastante.

funciona, vai por mim.

5 – caderninho de bordo 

no final das contas, eu anoto tudo em um caderninho de bordo. nele, eu consigo fazer listas do que levar, do que falta, dos “to do” e que depois, ainda serve como caderninho SOS de telefones úteis, dados das passagens, voos e horários.

Ele é mil por cento útil (e salva a vida) quando acaba a bateria do celular.

 

6- roteiro não é prisão

nao quer dizer que porque você fez um roteiro, tenha que o seguir a qualquer custo. mesmo porque, coisas muito melhores e inesperadas podem surgir no meio da viagem. por isso, sempre deixe 2 dias sem atividade, e só reserve antecipadamente o que for imprescindível (ou muito lotado sempre). Sempre pode chover, mudar o tempo, ou sei lá. seja aberto a mudanças de plano e deixe o destino te surpreender.

bem, é isso.

espero ter dado dicas boas e te inspirado a procurar novos destinos e a fazer seu próprio roteiro.

un beso y un queso.

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.