Robben Island

A ilha Robben, como conversava ontem com o G-Shamwol (Eu chamo de Gui), foi simplesmente emocionante.

Em meio a tanta gente alienada, encontrei no Gui uma parceria política incrível. O G é de Kinshasa, a capital da República Democrática do Congo. O pai o enviou para Cape Town para aprender inglês, e com a esperança de que aqui (em Cape Town, ele pudesse ter mais oportunidades e um lugar melhor para se desenvolver).

Mas vamos à Ilha.

Pra começar, tivemos que agendar a ida para a ilha com 1 dia de antecedência. Todos os dias são lotados. Pagamos cerca de 220 Rands (50 reais aproximadamente) no ingresso.

Gateway Ilha Robben

O ticket inclui a ida e volta (9km via Catamarã) e tour pela ilha, parte no ônibus e parte a pé.

A atmosfera da ilha é muito estranha pra começo de conversa, pois antes de ser uma prisão, era um lugar de isolamento para leprosos (ui), muito dark.

Muitas construções britânicas, a la século XVIII, bem fantasmagórica. A vegetação é meio morta e sem cor. Até os pássaros e animais são ou pretos ou brancos. ={

Tour de bus pela ilha Robben

Meu, mas é muito emocionante! Caracas, algumas pessoas que trabalham lá, moram na ilha, mas independente disso essas pessoas AMAM aquele lugar. É incrível ver como elas cuidam de cada pedacinho, de cada detalhe histórico com o maior orgulho daquele lugar ter existido. O que é contraditório, ao meu ver, pois as pessoas que sofreram com o regime do Apartheid deveriam odiar aquela prisão, mas não, elas amam a Robben Island.

Um dos nossos guias, foi prisioneiro durante 7 anos e hoje vive lá. Rs, seria trágico se não fosse heróico.

Prisioneiro por 7 anos

“The journey is never long when freedom is the destination”

(Nenhuma jornada é longa quando o destino é a liberdade.)

Cara, a historia é recente, em 1992 foi o fim do regime Apartheid e hoje eu me coloco (um cadinho) no lugar do Mandela, e não tem como não sentir orgulho do cara.

Cela Nelson Mandela
Cela do Nelson Mandela, na Ilha Robben

SUPER DICA: Não venha à África do Sul sem conhecer a história. Não venha. Aqui, em Cape Town especialmente, aconteceu um dos maiores marcos da história de luta pela Igualdade e Liberdade, contra o racismo.

Entrada/Saida

Isso aqui não é Los Angeles.

Bah

1 comentário

  1. Então, chego num domingo 17/06, ai tenho aulas durante duas semanas. As aulas são das 08:00 as 13:00hs, eu acho. Ai vou ter as tardes livres. E ainda a Sexta a tarde que emenda com o sabado e o domingo, entende. Vou dia 16/06 e volta no dia 03/07. Outra coisa: dinheiro: como voce está fazendo. Cartao de Credito, Debito, Travel, levou um pouco de US$. Enfim. No que puder me passar informações, serão importantes para mim.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.